Cantos da floresta: iniciação ao universo musical indígena

Editora Peirópolis LTDA
Free sample

O livro-CD Cantos da Floresta é uma porta de entrada para o universo pouco explorado da expressão artística indígena, em especial, a arte oral, que inclui a música. Busca despertar o olhar do educador, especialista ou não, para a diversidade das expressões artísticas entre os povos brasileiros, e entre esses povos e a cultura ocidental dominante. Apresenta diversos aspectos da cultura indígena, com enfoque na diversidade musical de nove grupos indígenas: Kambeba, Paiter Surui, Ikolen Gavião, Kaingang, Krenak, Guarani, Xavante, Yudjá e povos do rio Negro. Despertar o olhar sobre a diversidade cultural, deixando-se embrenhar pelas expressões artísticas dos diferentes povos indígenas, é um possível caminho para estimular o respeito às diferenças, um exercício de alteridade. Clique em cantosdafloresta.com.br para ouvir as músicas e acessar 100 propostas de atividades.
Read more
Collapse

About the author

Berenice de Almeida é educadora musical, pianista e mestre em Processos de Criação Musical pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). É também professora de Música na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), em São Paulo, e faz parte do Núcleo de Criação do Projeto de Capacitação "Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada". Como escritora, publicou Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; além de Outras terras, outros sons e A floresta canta (Peirópolis), ambos em parceria com Magda Pucci. Colaborou também como autora das coleções O livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada e Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada, em parceria com Gabriel Levy. Magda Pucci é etnomusicóloga, cantora, arranjadora, compositora. É também diretora musical do Mawaca, grupo conhecido por suas versões inovadores de canções de todo o planeta. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Como autora, publicou os livros Outras terras, outros sons, em parceria com Berenice de Almeida, e De todos os cantos do mundo, com Heloisa Prieto. Pela Peirópolis, Magda Pucci assina junto com Berenice de Almeida a autoria do livro A floresta canta, uma viagem de descobrimento cultural por meio das canções indígenas.
Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Editora Peirópolis LTDA
Read more
Collapse
Published on
Nov 6, 2018
Read more
Collapse
Pages
336
Read more
Collapse
ISBN
9788575964569
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Education / Reference
Music / Ethnomusicology
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Read Aloud
Available on Android devices
Read more
Collapse

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.