A Igreja que somos nós

· Editora Paulinas
Ebook
264
Pages
Eligible

About this ebook

O pressuposto fundamental da obra é que a Igreja deve ser como instituição o que Deus quis que ela fosse, a saber, sinal e instrumento da salvação da humanidade ao longo da história. Caso contrário, ela não mais será pertinente e significativa para seus contemporâneos nem conseguirá realizar sua missão de evangelizar por sua proclamação e por seu testemunho, já que o testemunho eclesial é o modo mais convincente de anunciar o Reino de Deus. Embora haja cristãos e cristãs que vivem autenticamente sua fé, por vezes na simplicidade e no anonimato, o testemunho deveria se traduzir também na dimensão institucional. Haveria tanto carreirismo no meio clerical, pergunta-se o autor, se o modelo institucional estivesse fundamentado mais na comunhão e na participação de todos, e menos no poder e no arbítrio de alguns? Não estaria aqui a raiz de certo desânimo e distanciamento por parte do laicato, constatável hoje entre católicos de melhor formação? A legítima e necessária autoridade eclesial se caracteriza pelo serviço e não pelo poder, pois, como nos adverte o Mestre de Nazaré, "Entre vós, não deve ser assim" (Lc 22,26).

About the author

Mario de França Miranda é jesuíta. Foi membro da Comissão Teológica Internacional e assessor teológico do Celam. Possui mestrado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade de Innsbruck e doutorado pela Universidade Gregoriana. Atualmente é professor associado da PUC-Rio e foi agraciado, em 2015, com o Prêmio Ratzinger de Teologia. Autor de vasta obra nas áreas de Teologia fundamental e sistemática, publicou, por Paulinas Editora, A Igreja que somos nós, onde expõe os fundamentos teológicos da Igreja a partir do Vaticano II.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.