História Augusta. Vol. II: Vidas de Hélvio Pertinaz, Dídio Juliano, Severo, Pescénio Nigro, Clódio Albino, Antonino Caracala, Antonino Geta, Opílio Macrino, Diadúmeno Antonino, Antonino Heliogábalo

Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Ebook
254
Pages

About this ebook

Este segundo volume inclui as biografias de Pertinaz, Dídio Juliano, Setímio Severo, Pescénio Nigro, Clódio Albino, Caracala, Geta, Macrino, Diadúmeno e Heliogábalo. Assim, levando em conta a acessão de Pertinaz ao trono imperial e a morte de Heliogábalo, o volume abrange o período da História de Roma que vai de 192 a 222 d.C. Mas, se tomarmos como ponto de partida o nascimento de Pertinaz (122 d.C.), o conjunto perfaz cerca de um século. O período abrangido pelas Vidas aqui reunidas coincide com o da instituição da dinastia dos Severos, que se seguiu à dos Antoninos, que marcou a vários níveis o apogeu imperial romano. De todas as biografias reunidas neste volume, a de Heliogábalo deverá ser, pela riqueza das descrições, a que melhor corresponde a um certo imaginário contemporâneo — ainda que não necessariamente factual — da Roma Antiga: uma civilização pautada pela desmesura, pelo excesso, pelo exotismo, pela crueldade e pela perversão.

About the author

Doutor em Letras, na especialidade de História da Antiguidade Clássica, é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona matérias relacionadas com a Antiguidade Clássica a graduações e pós-graduações. Investigador dos Centros de História e de Estudos Clássicos da ULisboa e de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, tem dedicado a sua investigação à História Cultural da Grécia Antiga (mito, religião e teatro) e à História Social e Política da Roma Antiga (finais da República e inícios do Principado). A receção da Antiguidade Clássica no cinema e na banda desenhada tem também merecido a sua atenção como investigador. De momento, prepara uma monografia sobre Deméter e Perséfone.

Cláudia Teixeira é Professora Auxiliar da Universidade de Évora e doutorada em Literaturas Clássicas (Literatura Latina). É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. A sua investigação centra-se na Literatura Latina (épica, romances e biografia) e na tradução de obras neolatinas, produzidas no contexto intelectual da Universidade de Évora nos séculos XVI-XVII. É co-IR do projeto BioRom: “Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)” (Ref.: PTDC/LLT-OUT/28431/2017): 2018-2021.

Francisco Oliveira, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do seu Centro de Estudos Clássicos e Humanístico, é doutorado em “História da Cultura Clássica. Cultura Romana” pela Universidade de Coimbra (dissertação: Ideias morais e políticas de Plínio o Antigo; traduzida para francês com o título Idées politiques et morales de Pline l’Ancien); lecionou comédia grega e romana; tragédia senequiana; historiografia latina; história antiga; história da Cultura Romana; teoria política antiga.

Atuais interesses científicos e editoriais: sociologia do teatro antigo, especialmente Aristófanes e a tragédia de Séneca; teoria política na antiguidade e em particular no fim da República e Alto Império Romano; cidadania e misoginia nas sociedades clássicas; movimentos coletivos femininos na Grécia e em Roma; escolaridade clássica em Portugal.

José Luís Lopes Brandão, professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. Coordenou volumes sobre a história de Roma. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido atividade relacionada com a tradução e produção dramática no grupo de teatro Thíasos na coordenação do Festival de Teatro de Tema Clássico. É IR do projeto BioRom: “Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)” (Ref.: PTDC/LLT-OUT/28431/2017): 2018-2021.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.