Doutor em Letras, na especialidade de História da Antiguidade Clássica, é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona matérias relacionadas com a Antiguidade Clássica a graduações e pós-graduações. Investigador dos Centros de História e de Estudos Clássicos da ULisboa e de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, tem dedicado a sua investigação à História Cultural da Grécia Antiga (mito, religião e teatro) e à História Social e Política da Roma Antiga (finais da República e inícios do Principado). A receção da Antiguidade Clássica no cinema e na banda desenhada tem também merecido a sua atenção como investigador. De momento, prepara uma monografia sobre Deméter e Perséfone.
Cláudia Teixeira é Professora Auxiliar da Universidade de Évora e doutorada em Literaturas Clássicas (Literatura Latina). É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. A sua investigação centra-se na Literatura Latina (épica, romances e biografia) e na tradução de obras neolatinas, produzidas no contexto intelectual da Universidade de Évora nos séculos XVI-XVII. É co-IR do projeto BioRom: “Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)” (Ref.: PTDC/LLT-OUT/28431/2017): 2018-2021.
Francisco Oliveira, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do seu Centro de Estudos Clássicos e Humanístico, é doutorado em “História da Cultura Clássica. Cultura Romana” pela Universidade de Coimbra (dissertação: Ideias morais e políticas de Plínio o Antigo; traduzida para francês com o título Idées politiques et morales de Pline l’Ancien); lecionou comédia grega e romana; tragédia senequiana; historiografia latina; história antiga; história da Cultura Romana; teoria política antiga.
Atuais interesses científicos e editoriais: sociologia do teatro antigo, especialmente Aristófanes e a tragédia de Séneca; teoria política na antiguidade e em particular no fim da República e Alto Império Romano; cidadania e misoginia nas sociedades clássicas; movimentos coletivos femininos na Grécia e em Roma; escolaridade clássica em Portugal.
José Luís Lopes Brandão, professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. Coordenou volumes sobre a história de Roma. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido atividade relacionada com a tradução e produção dramática no grupo de teatro Thíasos na coordenação do Festival de Teatro de Tema Clássico. É IR do projeto BioRom: “Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)” (Ref.: PTDC/LLT-OUT/28431/2017): 2018-2021.