Há décadas o estado do Rio de Janeiro é um desafio no que diz respeito à segurança pública. A cultura da violência se tornou uma marca indelével de sua história que, dentre outras questões, gerou o fenômeno das milícias. A partir dos anos 1990 elas evoluíram e se espalharam, hoje impactando de forma dramática a vida de milhões de pessoas.
Em Milicianos, o jornalista Rafael Soares acompanha a história de vários policiais que se tornaram lendas no mundo do crime, e desvenda as engrenagens de grupos como os Galácticos, formado por alunos de uma das melhores turmas do Bope; o Escritório do Crime, consórcio de matadores de aluguel com uma clientela variada, como bicheiros, milicianos, empresários e políticos; e a Liga da Justiça, fundada no final dos anos 1990 e que, sob nova direção, se tornou o Bonde do Ecko, inaugurando uma perigosa parceria entre traficantes e milicianos.
Um livro essencial para quem quer entender o poder, os alicerces e as conexões das forças criminosas que operam no Rio de Janeiro.
RAFAEL SOARES nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1991. É repórter especial do jornal O Globo, e há mais de uma década cobre segurança pública e direitos humanos no Rio de Janeiro. Suas reportagens vêm colecionando várias premiações, como o Prêmio Marielle Franco, da Assembleia Legislativa do Rio, por sua atuação na promoção dos direitos humanos. É também criador e apresentador do podcast Pistoleiros, lançado em 2021 pelo Globoplay.