Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento

Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
1
Free sample

De 19 a 29 de julho de 2017, numa iniciativa conjunta das universidades de Lúrio e de Coimbra, teve lugar na Ilha de Moçambique o Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento. Decorrendo em ambiente académico com assumidos propósitos pedagógicos, teve como desafio estudar formas de potenciar o impacto da instalação da universidade na Ilha com a criação da nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Unilúrio, utilizando o seu património como ativo para o desenvolvimento sustentável e, assim, para o bem-estar dos seus habitantes.
O evento foi constituído por 6 oficinas integradas por estudantes de arquitetura e professores de várias áreas disciplinares de ambas as universidades, tendo cada uma de dar resposta ao desafio que lhe fora lançado. Na tarefa contaram com o contributo de especialistas convidados, dos agentes e instituições com ação na Ilha e, principalmente, da população.
Este livro e a exposição que com ele foi produzida, visam fixar e divulgar o processo e os resultados do Oficinas como algo que não só demonstra um futuro possível e desejável através do património, mas também testemunhar o compromisso recente da universidade com a Ilha.
Read more

About the author

Walter Rossa é arquiteto, professor catedrático do Departamento de Arquitetura e investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É co-coordenador do curso de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra. Professor convidado de diversas universidades em diferentes países, tem desenvolvido investigação e publicado em várias línguas nas áreas da História da Arquitetura e do Urbanismo, bem como da salvaguarda do Património e Planeamento e Ordenamento do Território, em duas linhas de grande reciprocidade: uma dedicada à urbanística de influência portuguesa; outra sobre o planeamento urbano em contextos com relevância patrimonial.

Nuno Lopes é mestre em arquitetura pela Escola de Artes da Universidade de Évora e doutor em Patrimónios de Influência Portuguesa, ramo de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação O Sistema Defensivo de Goa (1510-1660): influência na composição do território contemporâneo (2017). É, desde 2015, bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Nuno Simão Gonçalves é mestre em arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, investigador júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2013, e doutorando em Patrimónios de Influência Portuguesa, ramo de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Coimbra, onde está a desenvolver a dissertação Do caniço ao cimento: a evolução urbana da capital de Moçambique (1892-1992), com uma bolsa de doutoramento da FCT.

Read more
5.0
1 total
Loading...

Additional Information

Publisher
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Read more
Pages
280
Read more
ISBN
9789892615561
Read more
Read more
Best For
Read more
Language
Portuguese
Read more
Genres
Architecture / General
Read more
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2018 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.