Selfie-purpurina

· Editora Peirópolis
Ebook
72
Pages
Eligible

About this ebook

Fernanda Bastos apresenta neste livro um conjunto de poemas curtos alinhavados por uma gramática de quem vive a festa, não na composição do samba-enredo ou no desenho dos figurinos, mas na imensidão dos dias de espera e preparação do exército de corpos que sonham a folia. Ela alinhava fragmentos de vivências e memórias, passa ao largo da convencional exuberância da escola de samba, para iluminar, em meio ao transe do exército de passistas, a voz sábia do avô, a ancestralidade e a presença negra na maior festa popular do planeta. Para a prefaciadora Cidinha da Silva, "neste conjunto, a quadra (da escola de samba) é um lugar de ensinar sobre Áfricas e de reinventá-las, de constituir diásporas e espraiá-las". A Biblioteca Madrinha Lua pretende reunir poetas que nos aparecem pelas frestas do mercado editorial, pelas fendas do debate literário amplo. Já no final da vida, Henriqueta Lisboa, nossa poeta madrinha, se fazia uma pergunta dura, sem resposta previsível, em especial para as mulheres que escrevem: "Terá valido a pena a persistência?".

About the author

Fernanda Bastos nasceu em Porto Alegre, em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura no Brasil. Entre diversos carnavais e selfies-pupurinas tornou-se jornalista, tradutora e editora de livros. É autora dos livros Dessa cor (2018) e Eu vou piorar (2020), ambos publicados pela Figura de Linguagem.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.