Habitante do Nada & distâncias

· Editora Moinhos
5.0
1 review
Ebook
92
Pages
Eligible

About this ebook

Livro que reúne duas obras distintas que, de certa forma, acabam por se complementar, Habitante do Nada & distâncias é um retrato da originalidade e da inconfundível voz de Susana Thénon, poeta argentina que, de fato, traduz em versos imagens cotidianas somadas à aura daquilo que não se vê, mas que pulsa em tudo ao redor, desde o belo ao intensamente angustiante. Em Habitante do Nada (1959), os poemas vagueiam entre um desejo de calmaria e a busca por algo que faça sentido, mas que nem sempre é alcançado, o que deixa expostos sentimentos de frustração, de vazio, desesperança e desespero. Há algo de visceral, uma fúria ansiosa que revela a linha tênue entre o amor e o ódio em meio a divagações sobre o tempo, a vida e a própria palavra. Já em distâncias (1984), a sensação de vazio é mais pronunciada por certo distanciamento, tanto na estrutura dos versos quanto na voz – que também pode ser várias – que cadencia os poemas. Há uma tentativa de equilíbrio entre a sanidade e o delírio, a fuga da morte e o silêncio, através de jogos de palavras e da potência de uma natureza incontrolável que ilumina e desbota um ser a seu bel-prazer, como um artista a pincelar uma tela a depender de seu humor. Com elementos que remetem à vida, ao tempo, às palavras, à solidão e às forças selvagens que tanto podem levar alguém ao desespero quanto ao repouso, a obra divide e aproxima sentimentos tão destoantes quanto semelhantes. Por isso, faz todo sentido que Habitante do Nada & distâncias fossem um só.

Ratings and reviews

5.0
1 review

About the author

Susana Thénon é poeta de vanguarda argentina e contemporânea de Juana Bignozzi e Alejandra Pizarnik, era membro da Generación del '60, embora não tenha oficialmente feito parte de nenhum movimento literário. Nascida em Buenos Aires (1937), além de poeta, também foi tradutora, ensaísta e fotógrafa. Dona de uma voz carregada de crítica e ironia, ressalta o belo e a arte em sua criação. Escreveu as obras Edad sin tregua (1958), Habitante de la nada (1960), de lugares extraños (1967), distancias (1984) e Ova completa (1987), que foi publicado no Brasil pela editora Jabuticaba (2019), com tradução de Angélica Freitas. O livro distancias também foi publicado em edição bilíngue pela editora Sun & Moon Press, de Los Angeles, Califórnia, em 1994, e sua obra completa (incluindo trabalhos como fotógrafa) foi publicada em dois volumes intitulados La Morada Imposible (tomos 1 e 2), pela editora Corregidor, de Buenos Aires, Argentina. Habitante do Nada & distâncias são as primeiras obras da poeta publicadas pela Moinhos em um único volume.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.