Debates latino-americanos: indianismo, desenvolvimento, dependência e populismo

· Editora Elefante
Ebook
632
Pages
Eligible

About this ebook

Debates latino-americanos são, na verdade, dois livros. E ambos são essenciais. Na primeira parte, Maristella Svampa revisita de modo crítico temas fundantes do pensamento crítico latino-americano: o indianismo, o desenvolvimento, a dependência e o populismo. Este mergulho tem uma intenção política que se explicita na segunda parte: refletir sobre os dilemas do presente e, em particular, sobre os governos progressistas. [...] O leitor iniciante encontrará aqui não apenas a contextualização necessária ao pensamento social e econômico latino-americano mas também uma introdução aos principais debates desenvolvidos anteriormente por Svampa, em que se destaca sua crítica às forças colonialistas. Evocam-se categorias críticas como "extrativismo" e "pós-desenvolvimento". E categorias horizonte como "bens comuns" e "bem viver". Esse ponto é essencial para o público brasileiro. Como destaca a própria autora, nosso país tem sido particularmente refratário às críticas ao desenvolvimentismo e ao extrativismo. Sintoma desse descompasso, pensadores notáveis como Alberto Acosta, Edgardo Lander, Raúl Zibechi, Silvia Rivera Cusicanqui e a própria Svampa tardam em receber a visibilidade que merecem. Portanto, a publicação deste livro é mais do que uma realização editorial: é sinal de uma expansão da crítica possível sobre o próprio Brasil. Por sua vez, o leitor já iniciado se surpreenderá com a clareza da sistematização de conceitos complexos e com a profundidade das reflexões produzidas durante o encerramento do que a autora descreve como um ciclo progressista (em 2015), completando o arco do pensamento regional, iniciado nos anos 1940. Debates latino-americanos examina contradições dos movimentos populares e de governos eleitos ou impostos, ao mesmo tempo que avança críticas sólidas ao novo arcabouço político-ideológico neoliberal, renovado por sua retórica de responsabilidade "socioambiental".

— Berta Coletivo Latinoamericanista, na orelha

About the author

Maristella Svampa nasceu na província de Río Negro, na Patagônia argentina, em 1961. Pesquisadora anfíbia, socióloga, ativista e escritora, estudou filosofia na Universidad Nacional de Córdoba, com passagens pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, onde obteve o doutorado em sociologia. É pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) da Argentina, com base no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDinCi). Ao longo da carreira, recebeu vários prêmios e reconhecimentos, como a Bolsa Guggenheim, em 2007; o Prêmio Kónex, em 2016; o Prêmio Nacional de Ensaio Sociológico, em 2018, atribuído pela Secretaria de Cultura da Argentina, pelo livro Debates latino-americanos: indianismos, desenvolvimento, dependência e populismo ; e o Prêmio Georg Forster, em 2023, concedido pela Fundação Humboldt, da Alemanha. Em 2022, assumiu a Cátedra Simón Bolívar da University of Cambridge, na Inglaterra. Suas pesquisas abordam a crise da sociologia, os movimentos sociais e a ação coletiva, assim como problemáticas relacionadas ao pensamento crítico e à teoria social latino-americana. Tem mais de vinte obras publicadas, entre ensaios, pesquisas e romances. Seus últimos livros são El colapso ecológico ya llegó : una brújula para salir del (mal)desarrollo (2020), em coautoria com Enrique Viale, e La transición energética en Argentina (2022), que co-organizou com Pablo Bertinat. É uma das articuladoras do Pacto Ecossocial e Intercultural do Sul.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.