Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil

· · ·
· Editora Elefante
Ebook
608
Pages
Eligible

About this ebook

Esta coletânea apresenta ao público um conjunto de 24 artigos inéditos sobre dimensões ainda pouco exploradas da história LGBTI+ no Brasil. A despeito de um notável crescimento no interesse pelo tema nos últimos anos, o fato é que a maior parte das pesquisas ainda tem se concentrado em períodos recentes, com foco no Sudeste brasileiro, e adotado recortes mais consagrados. Os estudos aqui presentes buscam, precisamente, suprir lacunas e evidenciar zonas de silenciamento e de invisibilização na literatura especializada, pois privilegiam momentos menos visitados desde o período colonial até a atualidade, adotam um recorte espacial que procura interiorizar e ruralizar os olhares e abordam temáticas que colocam em primeiro plano a vivência LGBTI+ em contextos de maior vulnerabilidade e precariedade. — Paulo Souto Maior & Renan Quinalha, na Apresentação

About the author

Paulo Souto Maior é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de História, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, História e Diversidade (Gephed/UFRN) e do Laboratório de Estudos em Gênero e História (Legh/UFSC). Co-organizou a obra Páginas de transgressão: a imprensa gay no Brasil (O Sexo da Palavra, 2021) e escreveu o livro Assumir ou não assumir? O Lampião da Esquina e as homossexualidades no Brasil (1978-1981).

Renan Quinalha é professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também é coordenador adjunto do Núcleo Trans. Advogado de direitos humanos, é membro-consultor da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP. Publicou, dentre outros livros, Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT (Companhia das Letras, 2021) e Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias (Autêntica, 2022). É especialista da CNN Brasil para diversidade e direitos humanos.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.