Nestas memórias intelectuais, Fernando Henrique Cardoso lança luz sobre sua formação, o percurso como sociólogo e os acontecimentos históricos e pessoais que o levaram, antes por contingência que por escolha, à política e finalmente ao Palácio do Planalto.
Tendo por inspiração as reminiscências de Joaquim Nabuco e Norberto Bobbio, o autor rememora suas relações com os pensadores, professores e colegas que mais influenciaram sua produção intelectual, revela bastidores da intelligentsia brasileira e internacional na segunda metade do século XX e recupera os processos históricos de que foi testemunha ou agente.
Suas experiências, marcadas pelo livre trânsito entre a política e a academia, são recontadas com novo enfoque, entre reflexões sobre o poder, a sociedade e o Estado, nas quais pensamento e ação se esclarecem mutuamente.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO nasceu no Rio de Janeiro, em 1931. É sociólogo e doutor em sociologia pela USP, onde ensinou ciência política. Lecionou também nas universidades de Santiago, da Califórnia, de Cambridge, de Paris-Nanterre, no Collège de France e na Universidade Brown. Foi senador pelo estado de São Paulo (1982-94) e ministro das Relações Exteriores e da Fazenda (1992-4). Foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002. É professor emérito da USP e presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, partido que ajudou a fundar.