Juramento. Dos fetos de oito meses. Das mulheres inférteis. Das doenças das jovens. Da superfetação. Da fetotomia

· Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Ebook
158
Pages

About this ebook

O presente volume contém uma tradução, com uma breve introdução, de cinco tratados hipocráticos de temática ginecológica. Acompanham a tradução notas botânicas e médicas, atualizadas, da autoria de especialistas nas respetivas matérias. Os temas dos tratados são os fetos e a infertilidade das mulheres. A propósito daqueles fala-se de partos difíceis e de nados mortos; e sobre a infertilidade referem-se processos para detetar uma gravidez e descrevem-se procedimentos para promover a fecundação e limpar a matriz em caso de aborto.  A equipa que se reuniu para levar a cabo este volume procurou apresentar os tratados hipocráticos com os olhos de Ontem e de Hoje, de forma que se avalie a presença de ideias fantasiosas advindas de um saber oral, de simbologias, de ligações rituais e, ao mesmo tempo, a presença de procedimentos cientificamente válidos.

About the author

Ana Alexandra Alves de Sousa (coord.) tem Doutoramento em Estudos Clássicos. É Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa, onde ensina Grego Antigo, Latim, Cultura Clássica e Literatura Grega. As suas áreas de investigação são Apolónio de Rodes, o corpus hipocrático e a receção dos mitos na música erudita. Das suas palestras destacam-se: 1. “Palabras clave en el poema de Apolonio de Rodas”, Universidade Autónoma de Madrid, abril de 2017.  2.“Los Ecos Semánticos en la Epopeya de Apolonio de Rodas: una forma de recrear el género épico”, Universidade Autónoma de Barcelona, dezembro de 2016. Dos artigos e capítulos de livros destacam-se: 1. “A presença de Alceste na música erudita: Eurípides e Gluck, Calzabigi e du Roullet” (2015), in: Revisitar o Mito. Myths Revisited, org. Abel Pena et al.. Famalicão: Edições Húmus, 373-382. 2. “Apolónio de Rodes 4.1-5: uma teia de sentidos” (2013), in: Vir bonus peritissimus aeque ,eds. Cristina Pimentel e Paulo Alberto. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 133-141.
ORCID: 0000-0001-6515-1668

Cheila Isabel Ferreira Pinto tem o curso de Estudos Clássicos, pela Universidade de Lisboa, e concluiu o Mestrado em 2015, com 18 valores. A sua tese intitulava-se O Feto, o Parto e a Infertilidade no Corpus Hipocrático: Estudo e Antologia de Textos, sob a orientação de Ana Alexandra Alves de Sousa.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.