O livro propõe algumas reflexões sobre os enigmas atuais da Astrofísica:
• A fusão nuclear em estrelas causa uma expansão do universo –Éter Global, corda, grávitons ou espaço-tempo, se preferir. Conseqüentemente, a energia escura não seria mais necessária.
• A expansão empurra as estrelas para órbitas maiores, o que explica sua maior velocidade do que em uma órbita newtoniana e os braços espirais típicos de galáxias, tornando a matéria escura desnecessária.
• Parece que a maioria das estrelas nasceu nas proximidades de buracos negros simpermassivos, seja por jatos diretos de massa-energia ou drenando sua energia através de enormes campos eletromagnéticos, criando poeira cósmica.
• Há um capítulo que analisa porque a constante G não é constante nem na Física Global nem na Relatividade Geral.
• Em relação à Cosmologia, sugere que a teoria do Big Bang seria incorreta, pois medições da expansão do universo tornam sua idade equivalente ao universo observável e não à sua criação.
José Tiberius é membro das sociedades de alto QI Egregius, Mensa e The League of Geniuses.
Ele escreveu todos os livros livros da editora Molwick. Com mais de 40 milhões de visitantes e dois milhões de livros em formato PDF, será certamente um dos autores mais lidos de ensaios científicos em espanhol na atual milênio.
Ele tem mais de 20000 referências à sua obra científica e literária (15 livros em espanhol, traduzidos para Português, Inglês, Francês e Italiano), sobre física teórica, teoria da evolução, genética quantitativa, teoria cognitiva, filosofia da ciência, metafísica y contos infantis. Muitas dessas citações são, provêm, para todas as disciplinas, de universidades, trabalhos de estudantes universitários e blogs de profissionais do ensino.