Ações Afirmativas

· Direito do Trabalho Book 48 · LTr Editora
Ebook
139
Pages
Eligible

About this ebook

Este livro, agora em 5ª edição, trata das ações afirmativas, que são uma das formas de combate à discriminação. As ações afirmativas, por meio de normas que estabelecem critérios diferenciados de acesso a determinados bens, opõem-se à exclusão causada às pessoas pelo seu pertencimento a grupos vulneráveis, proporcionando uma igualdade real entre os indivíduos.

Seus objetivos principais são discutir as ações afirmativas como uma das estratégias possíveis para a melhor distribuição dos recursos entre os integrantes da sociedade e discutir os critérios para a validade desses programas. Está baseado, principalmente, na teoria da igualdade de recursos de Ronald Dworkin e nos escritos deste autor, em diversas obras, a respeito das ações afirmativas. Utiliza-se, também, o pensamento de Amartya Sen a respeito dos funcionamentos e das capacidades, além da teoria da justiça como equidade, de John Rawls, que dá origem ao que, nas concepções de justiça, denomina-se de liberalismo igualitário.

Está dividido em cinco capítulos. Os dois primeiros tratam dos pressupostos básicos para a adoção de programa de ação afirmativa, com destaque para a ideia de justiça distributiva, com a análise, como antecipado logo acima, das teorias de John Rawls, Ronald Dworkin e Amartya Sen.

O terceiro capítulo trata de questões gerais a respeito das ações afirmativas, com destaque aos critérios para sua validade. O quarto capítulo discute casos concretos de medidas de ação afirmativa, em matéria de educação e trabalho, analisando programas que instituem cotas sociais para pessoas com deficiência; e para integrantes dos povos indígenas.

Por fim, o quinto capítulo discute questões relativas às ações afirmativas que ocorreram após a primeira edição do livro: a decisão do STF na ADPF 186/DF; a edição da Lei n. 12.711/2012, que trata da reserva de vagas no ensino superior; e a Lei n. 12.990/2014, que fixa reserva de vagas para negros no serviço público federal.


Sumário:

Nota do autor

Introdução


Capítulo I

Pressupostos para a adoção de um modelo de igualdade que justifique as ações afirmativas

1.1. Alguns pressupostos para a adoção do modelo

1.2. A justiça distributiva


Capítulo II

Igualdade de recursos e ação afirmativa

2.1. John Rawls e a concepção contemporânea de justiça distributiva

2.2. Uma versão ampliada da justiça distributiva e do liberalismo igualitário: a igualdade de recursos de Ronald Dworkin

2.3. Amartya Sen e a igualdade nos funcionamentos: uma possibilidade de complementação do pensamento de Dworkin

2.4. Considerações finais: a justiça das ações afirmativas


Capítulo III

Ações afirmativas: Noções gerais e critérios

3.1. As ações afirmativas como forma de combater a discriminação

3.2. Definição, denominação, classificação e duração das ações afirmativas

3.3. Critérios para a validade dos programas de ação afirmativa


Capítulo IV

Programas de ação afirmativa: análise de casos concretos

4.1. Cotas sociais

4.2. Pessoas com deficiência e mercado de trabalho

4.3. Povos indígenas

4.4. Concluindo o capítulo


Capítulo V

Novas questões a respeito das ações afirmativas

5.1. A Decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF n. 186/DF

5.2. A Lei n. 12.711/2012

5.3. Considerações finais a respeito dos limites das ações afirmativas em modelo de justiça distributiva, a propósito da Lei n. 12.990, de 9 de junho de 2014


Referências


LTRED

About the author

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Estágio de Pós-Doutorado no UniCEUB. Professor do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará. Titular da Cadeira n. 26 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.

Continue the series

More by José Claudio Monteiro de Brito Filho

Similar ebooks