Esta biografia inventada do Barão de Itararé — alter ego do jornalista Apparício Torelly — é uma intrincada criação do autor Ivan Jaf, narrada pelo próprio Barão!
Com humor e ironia, Jaf retoma cenas e frases do Barão que se tornaram célebres, fazendo um mosaico ao mesmo tempo literário e histórico dos períodos vividos pelo Barão, que acompanhou um momento importante da história brasileira: a ditadura da Era Vargas.
As ilustrações de Orlando, inspiradas no também cartunista Guevara, recriam o visual do jornal A Manha, liderado pelo Barão nos anos 1926 a 1935.
Ivan Jaf nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1957. Estudou Filosofia e Jornalismo, viajou pela Europa e América Latina de mochila nas costas, até começar a carreira de escritor, na década de 1980, escrevendo histórias de terror e ficção científica. É autor de mais de 60 livros de ficção, dramaturgo, roteirista de história em quadrinhos e cinema. Recebeu diversos prêmios, como os de Melhor Curta-Metragem Brasileiro (7o Festival de Cinema Brasileiro de Paris), Melhor Curta-Metragem (Festival Cinema Brasil in Tokyo 2007), União Brasileira dos Escritores em 2003, Sundance em 1998, indicações ao troféu HQMIX e vários prêmios da FNLIJ, PNBE etc. Não participa de redes sociais nem tem celular. Raramente é visto em público.