Um dos artistas mais geniais e profícuos do Brasil, Marco Nanini é um gigante da atuação, respeitado por seus pares, premiado pela crítica e amado pelo grande público. Não houve um só ano, desde 1965, quando pisou num palco pela primeira vez, em que ele não tenha interpretado um personagem.
Nanini participou de mais de cem produções, passou pelo teatro clássico e moderno, pelo teatro político e de vanguarda e pelos musicais. Ele fez pornochanchadas; cinema de retomada, cinema comercial e cinema de arte; novelas; programas de humor e seriados de linguagem iconoclasta. Estourou bilheterias com obras populares, apresentou filmes em festivais internacionais. Viu seus personagens virarem fantasias de Carnaval, gírias nas ruas, nomes de animais de estimação. Produziu, dirigiu, escreveu.
Para contar a história dos quase sessenta anos de carreira de Marco Nanini, Mariana Filgueiras investigou a fundo sua trajetória, influências e principais trabalhos, oferecendo ao leitor um texto primoroso e ao mesmo tempo divertido.
MARIANA FILGUEIRAS nasceu em Volta Redonda, RJ, em 1981. Jornalista desde 2005, trabalhou no Jornal do Brasil, na TV Globo e no jornal O Globo, onde ganhou quatro prêmios de jornalismo com reportagens sobre cultura popular brasileira. Mestre e doutoranda em Letras pela Universidade Federal Fluminense, foi professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECo/UFRJ) entre 2019 e 2021, e desde 2018 também integra a equipe de roteiristas do programa Greg News (HBO).