Faça-os ler!: Para não criar cretinos digitais

· Vestígio Editora
4.0
2 reviews
Ebook
368
Pages
Eligible

About this ebook

Ler por prazer é um importante antídoto contra o surgimento do "cretino digital". Centenas de estudos mostram que essa prática traz enormes benefícios para a linguagem, os conhecimentos gerais, a criatividade, a atenção, as competências de escrita, as competências de expressão oral, a compreensão dos outros e de si mesmo, e a empatia, com um impacto considerável no sucesso acadêmico e profissional. Nenhum outro hobby oferece tantas vantagens. Através da leitura, as crianças nutrem os três pilares fundamentais da sua humanidade: competências intelectuais, competências emocionais e competências sociais. Michel Desmurget mostra que nossos filhos leem cada vez menos, rejeitando a ideia de que as crianças em idade escolar aprendem a ler quando conseguem decifrar letras, e nos lembra que ler é compreender. Examina os fundamentos dessa compreensão e identifica as alavancas que permitem aos pais encorajar e manter o gosto pela leitura nos seus filhos. Por fim, sem negar o papel da escola, defende que a instituição de ensino nunca poderá compensar um ambiente familiar insuficientemente estimulante. Essa síntese de interesse geral fornece informações essenciais, principalmente aos pais, sem nunca os fazer sentir culpados. Fascinante e poderosamente benéfico! "Esta obra faz o resgate da importância daquilo que é realmente essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Não se trata de uma simples apologia da importância da leitura, mas de um mergulho naquilo que o mundo da ciência nos mostra sobre o que o nosso cérebro requer para se desenvolver melhor. Diante de um mundo cada vez mais complexo, competitivo, exigente, acelerado e conectado, é fundamental aprendermos a aprender a viver." Leo Fraiman

Ratings and reviews

4.0
2 reviews

About the author

Michel Desmurget é um pesquisador francês especializado em neurociência cognitiva. Ele viveu nos Estados Unidos por quase oito anos, trabalhando em várias universidades americanas, incluindo o MIT, a Universidade Emory e a Universidade da Califórnia em São Francisco. Em 2011, ele foi nomeado diretor de pesquisa do INSERM (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica – França). Também é autor de TV lobotomie: La vérité scientifique sur les effets de la télévision (2011), que denuncia os efeitos nocivos da televisão sobre a saúde e o desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças. Ele também estudou os efeitos de várias dietas de emagrecimento no corpo e conta sua experiência em L'Anti-régime, maigrir pour de bom (2018). A fábrica do cretino digital foi descrito pela rádio France Inter como um "livro de saúde pública", e recebeu Prêmio Femina de Ensaio em 2019.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.