Guineidade & Africanidade

Edições Vieira da Silva
Free sample

Contrastando com a vistosa luta de libertação dirigida por Amílcar Cabral com o percurso sinuoso do país no período pós-independência, a Guiné-Bissau tem conhecido e registado múltiplos fenómenos que a caracterizam, cumulativamente, entre outros qualificativos depreciativos, como um país pobre, um “non State”, um país instável, um país inviável, um narco-estado, um país falhado e, amiúde, como um país demasiadamente problemático. Ressaltam nítidas, destas contrastantes asserções, efectivamente dialécticas mas não necessariamente contraditórias, duas acepções que interpelam viva e persistentemente a Guiné-Bissau e aos guineenses, para além da própria comunidade internacional. De um lado, o passado histórico guineense e as modalidades de sua projecção na contemporaneidade histórica do país e, por outro, a resultante da forma como esta contemporaneidade histórica se articula com a emergência de uma nova entidade sociológica que é hoje a Guiné-Bissau, para o bem e para o mal, com todos os seus problemas e expectativas, certamente peculiares e diferenciados dentre as várias entidades e actores em presença, mas também com todas as suas contradições e clivagens, nomeada e inclusivamente as dinâmicas que comportam uma incidência secular, dentre as quais avultam as étnicas. Neste sentido, “Guineidade & Africanidade: Estudos, Crónicas, ensaios e Outros Textos” é, para o autor, uma contribuição desinteressada mas direccionada, que resulta de uma compilação, em livro, de vários escritos reflexivos da sua lavra, seleccionados pelo próprio, e que visam, antes de mais, proporcionar aos guineenses e aos amigos da Guiné-Bissau, em jeito de contribuição, um exercício de cidadania susceptível de ocasionar um maior conhecimento e uma maior compreensão dos meandros históricos imbricados e complexos em que perigosamente se agigantaram e se agigantam as equações do problema na Guiné-Bissau, sem dúvida, segundo o autor, o passo sensato e o primeiro na procura de soluções minimamente duradouras.
Read more
Collapse
Loading...

Additional Information

Publisher
Edições Vieira da Silva
Read more
Collapse
Published on
Jan 25, 2013
Read more
Collapse
Pages
336
Read more
Collapse
ISBN
9789897362026
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Best For
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Literary Collections / General
Read more
Collapse
Content Protection
This content is DRM protected.
Read more
Collapse
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
 Reportagem definitiva sobre a tragédia que abateu a cidade de Santa Maria em 2013 relembra e homenageia os 242 mortos no incêndio da Boate Kiss. 

Daniela Arbex reafirma seu lugar como uma das jornalistas mais relevantes do país, veterana em reportagens de fôlego — premiada por duas vezes com o prêmio Jabuti — ao reconstituir de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas.

Foram necessárias centenas de horas dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde — ouvidos pela primeira vez neste livro —, para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo. A autora construiu um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa, que nos transporta até o momento em que as pessoas se amontoaram nos banheiros da Kiss em busca de ar, ao ginásio onde pais foram buscar seus filhos mortos, aos hospitais onde se tentava desesperadamente salvar as vidas que se esvaíam. Foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos.

A leitura de Todo dia a mesma noite é uma dolorosa e necessária tomada de consciência, um despertar de empatia pelos jovens que tiveram seus futuros barbaramente arrancados. Enxergá-los vividamente no livro é um exercício que afasta qualquer apaziguamento que possamos sentir em relação ao crime, ainda impune.

Vivendo em Lyon, Camile Marie Mastrangello e seu marido italiano Ethan Mastrangello amam-se de forma muito especial. São almas gêmeas. Ela é artista plástica e estilista; ele, um publicitário de sucesso. A felicidade do casal seria completa não fosse a ausência de filhos. Quando a Camille se percebe grávida, apesar de sua esterilidade, o casal julga ter alcançado uma benção do Alto. Porém, a gestação decorre permeada por acontecimentos perturbadores e o feto tem tamanho cada vez mais incomum. De repente, Camille acredita estar sendo vigiada, até mesmo no hospital onde dera à luz seu filho. Alheios aos acontecimentos que fogem à percepção humana, eles são acompanhados de perto pelos que habitam as regiões da Sombra. Quanto à criança, à medida que cresce, as estranhezas aumentam. Nada é o que parece ser. Luz e Trevas se entrelaçam. Kilaim está dividido, e sua verdadeira natureza se revela aos poucos. Um terrível golpe cai sobre a família enquanto a Interpol entre em cena. Os melhores agentes procuram encontrar resposta para um desaparecimento na Itália, seguido, provavelmente, de assassinato.Vivendo em Lyon, Camile Marie Mastrangello e seu marido italiano Ethan Mastrangello amam-se de forma muito especial. São almas gêmeas. Ela é artista plástica e estilista; ele, um publicitário de sucesso. A felicidade do casal seria completa não fosse a ausência de filhos. Quando a Camille se percebe grávida, apesar de sua esterilidade, o casal julga ter alcançado uma benção do Alto. Porém, a gestação decorre permeada por acontecimentos perturbadores e o feto tem tamanho cada vez mais incomum. De repente, Camille acredita estar sendo vigiada, até mesmo no hospital onde dera à luz seu filho. Alheios aos acontecimentos que fogem à percepção humana, eles são acompanhados de perto pelos que habitam as regiões da Sombra. Quanto à criança, à medida que cresce, as estranhezas aumentam. Nada é o que parece ser. Luz e Trevas se entrelaçam. Kilaim está dividido, e sua verdadeira natureza se revela aos poucos. Um terrível golpe cai sobre a família enquanto a Interpol entre em cena. Os melhores agentes procuram encontrar resposta para um desaparecimento na Itália, seguido, provavelmente, de assassinato.
©2019 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersArtistsAbout Google|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.