A Independência e o Brasil independente – Volume 2

Ebook
384
Pages
Eligible

About this ebook

A presente obra se propõe a compreender o Brasil de hoje, dois séculos após sua independência de Portugal, a partir de importantes reflexões sobre o seu processo histórico de construção política, econômica, social, cultural e identitária da Nação, suas continuidades e rupturas, convergências e divergências, internas e externas, em relação a si próprio e às demais nações. Para tanto, os textos aqui reunidos, de importantes pesquisadores nacionais e internacionais, serão divididos em dois volumes. No primeiro volume, tem-se por objetivo refletir sobre o papel do Estado, a democracia nacional e a questão do desenvolvimento, sua formação e evolução histórica, dos tempos monárquicos à República, em seus diferentes regimes; e a cultura e identidade nacional, sua construção, representações e diferentes formas de manifestação, por meio da produção artística e intelectual. Já no segundo volume, tem-se por objetivo refletir, sobre o olhar do outro a respeito do processo histórico de construção política, econômica, social, cultural e identitária da Nação brasileira, com destaque para as diferentes relações que esses países estabeleceram com o Brasil desde sua independência até os dias de hoje.

About the author

João Paulo Avelãs Nunes é professor auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, atuando também como investigador integrado do CEIS da mesma instituição e investigador colaborador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e História da Universidade Nova de Lisboa. Luciano Aronne de Abreu é professor titular do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, membro da Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT) da Rede de Estudos do Corporativismo (NETCOR) e das Redes de Pesquisa Conexões Lusófonas e Direitas, História e Memória. Miliandre Garcia de Souza é professora associada do Centro de Artes e Museologia da UNESPAR, campus Curitiba I, sendo também coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Autoritarismo e Resistência e do Grupo de Trabalho Cultura e Artes na Ditadura Militar da ANPUH. Tatyana de Amaral Maia é professora adjunta do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. É bolsista de produtividade do CNPq, pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto e membro da Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT) e da Rede de Pesquisa Direitas, História e Memória.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.