Um relato fascinante da exploração espacial e da viagem do Curiosity ao planeta vermelho
A pergunta que mais escuto é: "Como você foi parar na NASA?"
Vou contar então como tudo aconteceu e você verá que não importa muito o tamanho dos seus desafios presentes e futuros. É inteiramente possível construir uma carreira sem depender de muita ajuda e você também pode realizar seus maiores projetos se souber se dedicar e aplicar seus talentos.
Espero que esta leitura o inspire a sempre dar o seu melhor em tudo o que fizer. Nosso tempo produtivo é muito curto para fazermos as coisas malfeitas e vivermos uma vida mal vivida.
Além disso, espero provocar algumas risadas, e quem sabe você se convença de que ciência e tecnologia podem ser tão emocionantes quanto gol em final de Copa do Mundo.
Prepare-se para seguir um caminho mais tortuoso que as estradas das montanhas de Minas, onde acidentes são frequentes, mas a viagem precisa continuar. Aproveite a jornada!
Ivair Gontijo
Ivair Gontijo nasceu em Moema, no interior de Minas Gerais. Filho de uma família numerosa, viu uma televisão pela primeira vez em 1969, durante a transmissão da chegada do homem à Lua. Esse fato marcaria a sua vida e serviria de inspiração ao longo de toda a sua carreira. Depois de se formar num colégio agrícola, foi trabalhar na Fazenda Água Branca, que ficava a 100km da cidade mais próxima e não tinha luz elétrica. Viveu alguns anos isolado como um astronauta no espaço. A despeito do ceticismo dos colegas da fazenda, pediu demissão e se matriculou num cursinho pré-vestibular. Queria estudar física na UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais. Passou, se formou e logo entrou para o mestrado em óptica na mesma instituição. A partir daí, construiu uma promissora carreira acadêmica. Fez o doutorado em optoeletrônica no departamento de engenharia elétrica da Universidade de Glasgow, na Escócia, e dois pós-docs: um na Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, e outro na UCLA, a Universidade da Califórnia em Los Angeles. Depois disso fixou residência nos Estados Unidos e trabalhou com fibra ótica numa empresa de tecnologia e fabricando lentes para cirurgias de catarata. Bateu várias vezes à porta da NASA até conseguir uma vaga no JPL e trabalhar no radar do veículo Curiosity. Atualmente mora em Los Angeles com a esposa.