Vida & Yoga

24 books

A ioga faz parte do dia-a-dia da redação da revista Vida & Yoga. Numa quarta-feira pela manhã, alguns dias antes do fechamento desta edição, estava conversando com uma amiga, a Elouisa Pinto, sobre os passos que se sobrepõem à medida que se avança no caminho ao samadhi, o estado de hiper consciência e absorção. Aluna do curso de pós-graduação em ioga na UniFMU, ela acredita que o simples fato de não agredir (ahimsa), não mentir (satya), não roubar (asteya), não dissipar a sexualidade (brahmacharya) e não cobiçar (aparigraha) já é praticar ioga. Ou seja, viver o yama, o primeiro dos oito pilares, é dar o primeiro passo rumo ao bem-estar.

O mais interessante é que esse princípio vai ao encontro dos pensamentos de Gandhi. A repórter Patrícia Ribeiro escreveu uma matéria exatamente sobre isso: a não-violência pregada pelo líder espiritual, na qual afirma que pode-se observar o espírito de ahimsa nos protestos dele pela preservação do meio ambiente, no boicote de produtos fabricados por mão-de-obra infantil ou semi-escrava, nos movimentos grevistas e, claro, nos atos de não-violência.

Depois do ahimsa, o próximo passo é o niyama, que está baseado na ética, tendo em mente a higiene corporal por meio da alimentação, o lugar que se pratica ioga, a alegria e a auto-entrega. Para isso, nada mais interessante do que associar a ioga à gastronomia e ao turismo. Pensando nisso, esta edição apresenta as delícias do arroz indiano e a sensação de paz de praticar ioga num espaço zen, o Pequena Índia Hotel e Spa Holístico, em Penedo, no Rio de Janeiro. O terceiro e o quarto pilares estão baseados, respectivamente, nos ásanas e nos pranayamas. Para continuar o caminho em direção à absorção, apresentamos a Saudação à Lua e uma série de posturas para aliviar as dores de cabeça, sempre preocupadas com a posição correta e com a respiração.

A partir daí, resta a você buscar em si o pratyahara, a absorção dos sentidos externos. Nesta edição de Vida & Yoga, você pode praticá-lo ao observar as belas páginas criadas pela design gráfica Débora Alves Pereira. Em seguida, o dharana, a concentração da mente, e o dhyana, a meditação, são os últimos passos para chegar ao samadhi ou estado de hiper consciência e absorção. Certamente, você vai chegar lá. Basta seguir os oito passos com o coração.