Educação turística em Santa Leopoldina-ES: diálogos e experiências de práticas docentes

A concepção que orientou este trabalho de formação turística assume a compreensão do turismo como fenômeno espacial e sociocultural complexo, que atravessa a pluralidade teórica e conceitual dos mais diversos campos de conhecimentos e saberes, desafiando, assim, a lógica de formação para o turismo que se reduz à exploração e expropriação de bens públicos e do patrimônio histórico e cultural sob a égide do mercado e do lucro. Com o intuito de romper com essa lógica, o percurso de formação, neste projeto, voltou-se para a afirmação da identidade e do sentimento de pertencimento da população autóctone, da valorização das potencialidades turísticas da região de forma a assegurar condições de efetiva participação e protagonismo da população residente, nas suas mais diversas formas de organização e de representação. As produções aqui reunidas convidam o leitor e a leitora da região em suas respectivas comunidades, bem como de outras paragens, a perceberem os entrelaçamentos de identidade e pertencimento que o potencial turístico da região propicia. Também representam um chamamento, no âmbito do território, para a leitura das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais desencadeadas pelo turismo da região. Com certeza, uma possibilidade de refletir sobre as práticas docentes à luz da pedagogia histórico-crítica, em seus fundamentos filosóficos e epistemológicos. Por fim, esperamos que os autores e autoras, protagonistas desta produção, possam ter se apropriado da experiência de formação turística proposta, e sigam utilizando as ferramentas teóricas a que tiveram acesso durante o curso e nas práticas que vêm exercitando em suas escolas, de modo a reafirmar a perspectiva da formação integral de educandas e educandos. Que nesta busca seja possível seguir, pelo veio da formação turística, efetivando práticas que impulsionam o reconhecimento do potencial turístico da cidade, reafirmando a identidade e o sentimento de pertencimento dos educandos e educandas para o pleno exercício da cidadania. Fica aqui o nosso convite aos leitores e às leitoras para que conheçam e apreciem as experiências que neste livro são compartilhadas.

Editora: Edifes

Ano: 2022

Read more
Collapse
Loading…

Additional Information

Publisher
Edifes
Read more
Collapse
Seller
Google LLC
Read more
Collapse
Published on
Mar 28, 2022
Read more
Collapse
Pages
220
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Read more
Collapse
Language
Portuguese
Read more
Collapse
Genres
Business & Economics / Industries / Hospitality, Travel & Tourism
Read more
Collapse
Content protection
This content is DRM free.
Read more
Collapse
Eligible for Family Library

Reading information

Smartphones and Tablets

Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.

Laptops and Computers

You can read books purchased on Google Play using your computer's web browser.

eReaders and other devices

To read on e-ink devices like the Sony eReader or Barnes & Noble Nook, you'll need to download a file and transfer it to your device. Please follow the detailed Help center instructions to transfer the files to supported eReaders.
©2022 GoogleSite Terms of ServicePrivacyDevelopersAbout Google Play|Location: United StatesLanguage: English (United States)
By purchasing this item, you are transacting with Google Payments and agreeing to the Google Payments Terms of Service and Privacy Notice.