Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil

5.0
5 reviews
Ebook
304
Pages
Eligible

About this ebook

“É impossível ficar indiferente após a leitura de Automação & Sociedade. A ruptura dos velhos paradigmas, proporcionada pela Quarta Revolução Industrial, provoca mudanças que afetam desde o cotidiano do cidadão até o modelo de desenvolvimento das nações.”

Pedro Passos é empresário, cofundador e membro do conselho de administração da Natura Cosméticos

 

“Como diria o célebre poeta e filósofo Paul Valéry, “não se fazem mais futuros como antigamente”. Automação & Sociedade é leitura obrigatória para quem estiver disposto a mergulhar nesse universo fascinante de um futuro que, ironicamente eu diria, já começou faz alguns anos.”

Octavio de Barros, economista, cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação, membro do conselho de empresas e instituições


“Recentemente um conjunto de novas tecnologias está disponível. A grande diferença é que têm como base tecnologias digitais e destinos claros em termos de aplicações. O bom entendimento dessas tecnologias associado ao profundo conhecimento dos processos e oportunidades do seu negócio oferecem enormes oportunidades de aplicações que podem alavancar a eficiência operacional. Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado a alta eficiência operacional é m diferencial que pode determinar a perpetuidade de uma empresa ou negócio. A EMBRAER procura aplicar e incentivar seus parceiros e fornecedores a entender, desenvolver e aplicar novas tecnologias que proporcionam aumentos significativos de eficiência e eficácia. Aumentar o debate sobre a Quarta Revolução Industrial no país é essencial para todos os setores produtivos da sociedade. A EMBRAER tem ciência da transformação profunda desta revolução e não perderá a oportunidade de ganhar competitividade no cenário internacional. Esta obra por certo é uma excelente ferramenta no entendimento dessa transformação.”

Antonio João Carmesini Barcellos, Diretor de Engenharia de Manufatura da EMBRAER

  

Esta obra, “Automação & Sociedade – Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil”, evita tanto utopias como distopias a respeito da brutal transformação em todos os modelos de negócios, privados ou públicos, que estão de pernas para o ar devido à revolução digital e cognitiva. Ela reconhece que a velocidade e a abrangência setorial das transformações não permitem subestimação dos seus impactos, sejam eles positivos ou negativos sobre a sociedade. Trata com a mais absoluta franqueza dos dilemas que estão colocados para a sociedade e para o Brasil em particular.

Lendo esta excelente obra coletiva, nos damos conta e compreendemos que, muito possivelmente, algumas empresas fracassaram justamente porque, durante décadas, fizeram tudo absolutamente certo diante de uma lógica tradicional, mas, distraidamente, subestimaram as transformações em torno delas. Faltou-lhes visão sistêmica porque consideraram que as transformações seriam lineares como sempre foram.

Por outro lado, as empresas que avançam vitoriosas nesse novo mundo souberam captar os sinais fracos nos seus radares. Algumas empresas perceberam que, na verdade, esses sinais fracos no radar eram os mais relevantes indicadores de que algo disruptivo estava se aproximando velozmente. Não é demais lembrar que disruptivo é aquilo que muda literalmente as regras de um jogo por vezes jogado de uma mesma forma por décadas. Talvez o mundo já esteja polarizado entre aqueles que abraçam inteligentemente as mudanças e aqueles que simplesmente resistem a elas.

As empresas, cada vez mais, precisam se transformar em verdadeiras plataformas e os dirigentes necessitam transformar eles mesmos. As empresas mais eficientes estão o tempo todo à caça obcecada de problemas muito mais do que de soluções. Elas sabem que as maiores ameaças poderão vir de concorrentes ainda não identificados. Portanto, são capazes de identificar onde residem os desafios e as oportunidades.

Hoje podemos retomar e recontextualizar a famosa frase de 1920 do poeta e filósofo Paul Valéry: “O futuro não é mais o que costumava ser”, ou, em uma linguagem mais popular, “não se fazem mais futuros como antigamente”.

Octavio de Barros, economista, cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação e presidente do conselho do Instituto República e membro do conselho de diferentes empresas e instituições.

Ratings and reviews

5.0
5 reviews

About the author

Elcio Brito da Silva

elcio@integradora.com.br

Pós-doutorando na Escola Politécnica da USP.

Doutor em Ciências pela Escola Politécnica da USP.

Pesquisador no GAESI/USP.

Sócio-Diretor da SPI Integração de Sistemas Ltda.

Membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Maria Lídia Rebello Pinho Dias Scoton

lidiadias@pea.usp.br

Mestra e Doutora em Ciências pela Escola Politécnica da USP.

Pesquisadora no GAESI/USP.

Eduardo Mario Dias

emdias@pea.usp.br

Professor titular na Escola Politécnica da USP.

Professor do programa de pós-graduação do Instituto de Radiologia (INRAD) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Livre docente, Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP.

Coordenador do GAESI/USP.

Membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Membro da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Sergio Luiz Pereira

sergioluizpe@uol.com.br

Professor Livre Docente da Escola Politécnica da USP.

MSc in Robotics Systems and Applications pela Coventry University.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Membro do GAESI/USP.

Professor da FEA da PUC/SP.

Membro do GENE (Grupo de Excelência de Negócios em Energia) do Conselho Regional de Administração São Paulo (CRA-SP).

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.