As utopias de Michael Löwy: Reflexões sobre um marxista insubordinado

·
· Boitempo Editorial
5.0
1 review
Ebook
200
Pages
Eligible

About this ebook

O marxismo demonstrou ao longo dos anos, e sobretudo no século XX, uma incrível capacidade de expandir-se e de dar conta de territórios que lhe pareciam hostis, como a religião e a psicanálise. A obra de Michael Löwy colaborou para essa expansão com grande inventividade - até mesmo no terreno da economia política, aquele para o qual o marxismo precisa com urgência se voltar. A compreensão da trajetória de Löwy, um dos mais importantes pensadores brasileiros, se torna absolutamente necessária em um momento em que se buscam novas interpretações do marxismo. As utopias de Michael Löwy: reflexões sobre um marxista insubordinado reúne dezessete ensaios que, de múltiplas perspectivas, analisam a militância e a teoria desse intelectual. Nesse exercício, contribuem dinamicamente para atualizar a crítica ao capitalismo, ainda mais necessária desde a queda da União Soviética e ansiada por todo o sistema, sobretudo por nós da periferia. Neste livro, revelam-se a criatividade de Löwy e a dos intelectuais que se propõem a entendê-lo. O debate imaginativo - as utopias do pensamento - é ainda mais fundamental, pois se dá em um contexto em que o máximo que nossa esquerda ousa é refugiar-se em John Maynard Keynes, quando no período mais fértil do keynesianismo o rejeitava. Teorias fundadas na circularidade contida em um território nacional estão superadas em um mundo em que a presença do capital é global. Os marcos dos trabalhos da Cepal e de Celso Furtado estão superados. Pensar em categorias como subdesenvolvimento e desenvolvimento é uma forma impotente de compreender o capitalismo em sua periferia. Se o marxismo não compreender a economia política, nenhum projeto de emancipação terá condições de travar a luta teórica e ideológica que se faz necessária. A obra de Löwy ajuda a desvendar o enigma de um pensamento político novo, do qual é exemplo sua capacidade de tratar a questão da exceção, tão presente em Walter Benjamin.

Ratings and reviews

5.0
1 review

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.