Revista Trabalhista Direito e Processo N.65: Provas digitais, jurimetria e as garantias constitucionais e processuais no mundo digital

· · · · · · · · · · · · · ·
· Direito do Trabalho Book 14 · LTr Editora
Ebook
264
Pages
Eligible

About this ebook

Com esta nova edição digital da Revista Trabalhista, a ANAMATRA conclui um movimento de aproximação crítica com a nova base tecnológica do capitalismo e os desafios impostos às sociedades humanas, esgarçadas em seus pactos de convivência. Se as sociedades desenvolvidas, integrantes do núcleo central do capitalismo, enfrentam desafios aos seus sistemas de representação política e ao exercício dos direitos sociais, sociedades periféricas e de tardio ingresso nos pactos políticos da democracia representativa passaram a conviver com o retrocesso social e institucional, parcialmente detido pelas instituições de controle, como o Poder Judiciário, no caso do Brasil.

Mas os desafios no campo do direito social foram exponenciados, já que além da vaga contestadora dos direitos sociais, a digitalização da vida social trouxe novos dilemas para o acesso à justiça em seu sentido mais amplo, como o letramento digital, a produção de provas e a ampliação da assimetria entre os litigantes, mormente quando envolvidos os grandes litigantes institucionais e econômicos. O acesso a dados passou a ser um elemento fundamental para a construção de casos, a produção de provas e obtenção de justa, célere e efetiva prestação jurisdicional. Ao mesmo tempo, a construção da tecnologia digital de mineração de dados confronta-se e, muitas vezes, hostiliza os direitos de personalidade, erigidos como direitos fundamentais ou garantias constitucionais, histórica e culturalmente construídas como marcos civilizatórios para os direitos de liberdade e de igualdade entre os seres humanos.

Neste volume, magistradas, magistrados e demais atores jurídicos, com ou sem inserção no mundo acadêmico, debruçaram-se sobre a estrutura das relações de trabalho em ambientes de plataforma digital, acesso à justiça, proteção da intimidade e da personalidade dos seres humanos e suas vidas digitalizadas, a produção de provas, a jurimetria, inteligência artificial. Sem pretender esgotar este admirável e assustador mundo novo digitalizado, a Anamatra espera ter contribuído para que todos os que atuam na seara jurídica do mundo do trabalho tenham ferramentas culturais e críticas para participar dos debates e atuar na defesa incessante do estado democrático do direito e sua faceta mais estrutural e civilizatória: o direito ao trabalho digno e livre.


Artigos desta edição:


Proteção de Dados Sensíveis na Contratação do Empregado — Aurélio Miguel Bowens da Silva, Thomires Elizabeth Pauliv Badaró de Lima e Luiz Eduardo Gunther


A Relativização da Proteção do Trabalhador Ante a Imunidade de Jurisdição de Organismos Internacionais no Brasil: Um Estudo de Caso

Carlos Humberto Rios Mendes Júnior


Perícia de Geolocalização: A Prova Produzida pela Tecnologia

Emília Sako, Ernesto Mitsuo Hasegawa e Alexandre Higashi


Provas Digitais e sua Repercussão no Direito Processual do Trabalho

Erika Cristina Ferreira Gomes


O Direito ao Esquecimento Aplicado ao Direito do Trabalho como Garantia Constitucional

Eduarda de Souza Carvalho e Guilherme Sabalhos Ritzel


O Uso da Estatística nos Escritórios de Advocacia e a Importância da Jurimetria Pré-Processual Trabalhista

Isabel de Lemos Pereira Belinha Sardas


A Prova Digital: Um Breve Estudo sobre seu Conceito, Natureza Jurídica, Requisitos e Regras de Ônus da Prova Correlatas

José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva


Provas Digitais no Processo do Trabalho: Obtenção e Utilização pelo Magistrado

Keli Alves de Souza


O Acesso à Justiça e o Processo Constitucional Democrático em Uma Sociedade Digital

Kleber de Souza Waki


A Inteligência Artificial no Processo do Trabalho: Uma Análise da Aplicabilidade do PL n. 21/2020

Marcela Casanova Viana Arena


Os Motoristas, a Uber e o TST — O Capitalismo da Empresa Vazia e o Papel do Algoritmo na Organização do Trabalho

Raimundo Dias de Oliveira Neto


Como Compatibilizar o Acesso à Informação para a Produção de Provas Digitais e o Respeito aos Direitos Fundamentais e Personalíssimos?

Elisângela Bressani Schadt


Responsabilidade Civil na LGPD

Lara Isabel Marcon Santos


Processo, Provas Digitais, Latour e o “Efeito Translação”

S. Tavares Pereira


O Uso do Documento Eletrônico como Prova, o Tratamento de Banco de Dados na Jurimetria, a Inclusão no Mundo Digital e o Respeito às Garantias Constitucionais e Processuais e à Dignidade da Pessoa Humana

Rosâne Marly Silveira Assmann


Técnicas de Captura de Geolocalização para Produção de Prova Judicial

João Pedro Albino e Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima


LTRED

About the author

Luiz Antonio Colussi

Presidente Anamatra


Carolina Hostyn Gralha

Juíza do Trabalho Titular da 1a Vara do Trabalho de Lajeado e Juíza Auxiliar de Precatórios da 4a Região. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de Salamanca/Espanha e em Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho, pela PUCRS. Christiana Darc Damasceno Oliveira Andrade Sandim Doutora em Direito, pela Universidade Católica de Santa Fé. Master em Teoria Crítica dos Direitos Humanos, pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilla (Espanha). Acadêmica Titular da Cadeira n. 34 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior – Seção brasileira da Société Internationale de Droit du Travail et de la Sécurité Sociale. Membro Titular do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Membro da Comissão Examinadora do 1o Concurso Nacional para Ingresso na Magistratura do Trabalho, TST e ENAMAT. Professora em Cursos de Formação Inicial e Continuada para Magistrados do Trabalho. Juíza Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro, Estado do Acre. Autora de diversos livros, capítulos e artigos em publicações jurídicas especializadas nacionais e internacionais.


Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2021). Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Especialização em Direito e Cidadania (UFRN) e em Direito Processual Civil (EA/RN). Juíza do Trabalho, Titular da 11a Vara do Trabalho de Natal/RN – Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região.


Eduardo Rockenbach Pires

Doutor e mestre em direito do trabalho pela Faculdade de Direito da USP. Juiz Titular da 38a Vara do Trabalho de São Paulo (TRT 2a Região).


Prof. Avv. Fábio Petrucci

Professore a contratto presso la Libera Università degli studi di Roma LUISS per l’insegnamento del Diritto della previdenza complementare. Dottore di ricerca in Diritto del Lavoro, Sindacale e della Previdenza presso l’Università degli studi di Roma “Tor Vergata”. Ha conseguito la specializzazione, triennale, presso la Scuola di Diritto del lavoro dell’Università di Roma “La Sapienza”. Dirigente Responsabile dell’Ufficio Legale e Affari generali della Cassa Nazionale di Previdenza degli Ingegneri e Architetti italiani (Inarcassa). Componente di vari comitati scientifici di riviste giuridiche fra cui la “Revista de Direito Economico e Sociambiental”. Avvocato.


Firmino Alves Lima

Doutor e Mestre em Direito do Trabalho. Juiz do Trabalho Titular no Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, com pesquisas na área de discriminação nas relações do trabalho.


Guilherme Guimarães Feliciano

Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Livre-Docente e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Juiz Titular da 1a Vara do Trabalho de Taubaté/SP. Juiz Auxiliar da Vice-Presidência Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região.


Guilherme Guimarães Ludwig

Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região/BA. Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professor de Direito e Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região.


João Humberto Cesário

Pós-doutorando em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor de Teoria e Sociologia do Direito na Universidade do Estado de Mato Grosso. Juiz do Trabalho.


José Aparecido dos Santos

Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-doutorado em Direitos Humanos na Universidad de Salamanca, Espanha (2017/2018). Advogado cível e trabalhista. Juiz do Trabalho aposentado. Professor do curso de Pós-graduação em Direito, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário da Escola dos Magistrados do Trabalho do Paraná.


José Eduardo de Resende Chaves Júnior

Advogado. Desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). Professor convidado do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Direito da UFMG. Doutorado em Direitos Fundamentais. Presidente da União Ibero-americana de Juízes (UIJ). Diretor-fundador do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA). Diretor-fundador do Instituto IDEIA — Direito e Inteligência Artificial.


Marcus Menezes Barberino Mendes

Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Juiz titular da Vara do Trabalho de São Roque (SP) – Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Direito do Trabalho.


Narbal Antônio de Mendonça Fileti

Mestre em Ciência Jurídica. Especialista em Teoria e Análise Econômicas e Dogmática Jurídica. Professor de Cursos de Pós-Graduação. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12a Região (SC). Gestor Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 12a Região.


Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes

Doutor em Direito pelo UNICEUB. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Juiz auxiliar da Presidência do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região. Professor da Faculdade Santa Terezinha – CEST.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.

Continue the series

More by Luiz Antonio Colussi

Similar ebooks