Após 17 anos a obra recebe uma nova edição revigorada e ampliada. Traz a última atualização da principal norma brasileira sobre o assunto, a NBR-9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Além da atualização técnica, no decorrer do período ganharam importância novas questões, como as relacionadas à sustentabilidade.
Se a industrialização da construção e a racionalização da execução de estruturas de concreto tiveram grande impulso nos anos 1960, 1970, por outro lado, conduziram a uma criticada mesmice arquitetônica. Em razão disso, surge, avançando, um “novo concreto pré-moldado” que permite maior flexibilidade e renovação arquitetônica.
As potencialidades do concreto pré-moldado são pouco exploradas no Brasil, apesar do intensivo processo de urbanização da população e adensamento das cidades. Esta obra procura motivar os leitores para sua aplicação, rompendo um círculo vicioso: não se constrói porque não se têm insumos tecnológicos (conhecimentos, experiência, equipamentos e dispositivos auxiliares) e não se têm os insumos tecnológicos porque não se constrói.
Com mais de 400 páginas, o livro está dividido em 4 partes e 13 capítulos, compreendendo desde os fundamentos do concreto pré-moldado, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e completando com os elementos de produção especializada. Na última parte são apresentados anexos, que entre outros assuntos, incluem exemplos numéricos.
Este livro é direcionado a alunos e profissionais de engenharia civil e arquitetura, com ênfase ao projeto das estruturas formadas por elementos pré-moldados.