Para além das máquinas de adorável graça: Cultura hacker, cibernética e democracia

· Edições Sesc
5.0
1 review
Ebook
90
Pages
Eligible

About this ebook

Com um recorte histórico que parte dos anos 1950, o jornalista, cientista social e doutor em Antropologia Rafael Evangelista traz uma abordagem original das ações e do pensamento hacker, esses apaixonados por tecnologia que adquirem prestígio entre seus pares a partir do enfrentamento de problemas complexos e suas ações criativas no desenvolvimento de software. O autor mostra como o hacking se consolidou no movimento do software livre e como essa mobilização tecnológica, enraizada nas práticas colaborativas e na produção do comum, obteve no Brasil um terreno fértil para a sua expansão. Segundo Evangelista, a ação e a ética hackers foram determinantes na construção dos sistemas que organizam as redes de comunicação digital e nos usos que fazemos delas hoje. Longe de uma apologia às potencialidades das grandes calculadoras que recebiam, então, o nome de computadores, Rafael Evangelista dedica parte do livro aos riscos à democracia abertos com as possibilidades de controle e vigilância dos cidadãos. Com título que remete ao poema de Richard Brautigan (Todos assistidos por máquinas de adorável graça), o livro é o segundo volume da coleção Democracia Digital, organizada pelo professor e sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, com edição exclusivamente para o formato digital.
5.0
1 review

About the author

Rafael de Almeida Evangelista é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cientista social e doutor em Antropologia Social pela Unicamp. Pesquisa as relações entre produção, cultura, tecnologias da informação e poder. É especialista em jornalismo científico, trabalhando junto a movimentos sociais e suas lutas relacionadas às novas tecnologias. É membro da Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) e professor do Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.