Jornada dos Vassalos

· Editora Europa
5.0
7 reviews
Ebook
484
Pages
Eligible

About this ebook

Desde 1580, para todos os efeitos práticos, Portugal era província da Espanha. Boa parte da Europa, também. A diferença era que a minúscula Holanda lutava contra o domínio espanhol pela sua independência. À força das armas, duas grandes empresas de navegação holandesas conseguiram quebrar o monopólio do comércio luso-espanhol no Oriente, e até se apossar da Cidade do Salvador, capital do Brasil.

Van Dorth, o governador da Companhia das Índias Ocidentais, queria transformar a Bahia no "celeiro do mundo". Fez muito. Sofreu, igualmente. Seja pelo tragicômico choque religioso e cultural entre baianos e holandeses. Pelos amores interesseiros, proibidos ou clandestinos. Ou pela aproximação com a Casa da Torre de Garcia d'Ávila - o castelo-sede do maior feudo do Ocidente.

Nos anos de 1620, as guerras e a politicagem corriam à solta no Velho Mundo. Demorou para que o Império Espanhol se propusesse tentar retomar a Bahia. Mas uma vez decidido, reuniu uma imensa frota luso-espanhola de 66 navios e, à expedição, deram o nome de "Jornada dos Vassalos". Ocorre que, a meio caminho da Bahia, os portugueses se rebelaram.

Embarque nessa jornada. Como numa superprodução do cinema, você irá se divertir, se emocionar e se surpreender, como expectador privilegiado de momentos quase desconhecidos da História da Europa e do Brasil.- 
5.0
7 reviews
Angela Ribeiro
December 13, 2014
Se foi realmente baseada em fatos, caso nao tivesse ocorrido o romance entre o governador holandes e a mulher de Garcia davila, talvez hoje falássemos holandes. Estive nas ruinas da casa da torre e ao ler o livro foi como voltar ao tempo. Consegui visualizar nas ruinas a descriçao feita pelo autor de tudo o que aconteceu naquele castelo nos anos de 1600.
Did you find this helpful?

About the author

Nascido em Juazeiro, Bahia, em 1949, Aydano Roriz cresceu em Salvador e mudou-se para São Paulo em 1972, onde trabalhou em revistas por mais de 30 anos. Em 2005, transferiu-se para a paradisíaca Ilha da Madeira, no Atlântico Norte, a 1.000 km de Lisboa. É lá, no Funchal, que gosta de escrever.

Rate this book

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.