A América do Sul é uma esponja! Absorveu muita coisa, nos últimos 500 anos, de modo que isso se refletiu em sua Saúde Pública: seus Sistemas de Saúde representam as características da formação atual do seu povo, tendo sofrido influência dos povos originários, de seus colonizadores, da Igreja, bem como de uma geopolítica forte.
Esse livro tenta mostrar justamente isso: como a História (e suas nuances) da América do Sul interfere diretamente na Saúde que é fornecida ao povo. Seus desafios são bastantes (acessibilidade, gestão eficiente, redução de custos, melhorar o financiamento insuficiente, o cessar da corrupção (seria pedir muito?), ampliação da participação popular, aumentar as taxas de vacinação, diminuição das filas de espera, entre outros), de modo a, cada vez mais, fornecer uma Saúde de dignidade à população, que tanto precisa.
Leia esse livro conosco! Entenda a sua própria História, como sulamericano, de um ponto de vista prático e aplicado! E milite conosco por uma Saúde de qualidade a todos e todas!
O autor e autoras
MARIO ANGELO CENEDESI JÚNIOR é Médico pelo Centro Universitário Barão de Mauá, com graduação-sanduíche pela Facultad de Medicina y Ciencias Medicas de la Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares-Madrid, Espanha. Possui MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo. Ainda, posgraduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, História da Arte, História das Religiões e Cuidados Paliativos e Terapia da Dor.
Atualmente, está realizando doutorado direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).
PRISCILA CASTRO CORDEIRO FERNANDES é Enfermeira pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Saúde da Família e em Gestão de Serviços de Saúde.
Atualmente, está realizando doutorado em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).
GERUSA TOMÁZ FARIA é Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário do Triangulo- UNIT. Mestre em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação pela Faculdade Paulista de Desenvolvimento da Medicina – SPDM. Pós-graduada em Apoio em Saúde, em Saúde da Pessoa Idosa, em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, em Saúde da Família, em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas de Saúde, em Cuidados Paliativos na Atenção Primária pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
Atualmente, está realizando doutorado em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).
JAYNA EPAMINONDAS RODRIGUES é Enfermeira pela Faculdade de Integração do Sertão - FIS. Pós-graduada em Saúde Pública e Saúde da Família com ênfase em Sanitarismo.
Atualmente, está realizando doutorado direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).
RENATA TRIVELATO FELÍCIO CENEDESI é Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta, Portugal. Possui MBA em Desenvolvimento de Pessoas. Pós-graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações, em Neurociência Aplicada à Educação e em Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia e História.
Atualmente, é docente do ensino superior.
SILVIA ELENA VOUILLAT é Psicóloga pela Universidad de Buenos Aires. Curso Superior de Administração de Serviços de Saúde. Doutora em Saúde Pública com orientação em Sistemas de Saúde pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES). Mestre em Administração de Serviços de Saúde-Saúde Escolar pelo Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba, e pela CONICET da Argentina. Pós-graduada em Epidemiologia em Saúde Mental, em Epidemiologia, em Economia da Saúde, em Auditoria Médica e Professional Integral, em Docência Superior em Ciências da Saúde e em Docência Superior Universitária em Ciências Empresariais e Sociais.
Atualmente, é professora doutora da UCES, Argentina, além de atuar em projetos do Ministério da Saúde da Argentina e em outras atividades.