Manual de Direito do Trabalho Desportivo

· Direito do Trabalho Book 1 · LTr Editora
Ebook
441
Pages
Eligible

About this ebook

No presente manual, o leitor é convidado a refletir acerca de temas que estão ligados ao contrato de trabalho do atleta profissional.

É apresentada uma tabela de casos na qual é possível consultar diretamente o tema de interesse com abordagem prática enfrentada pelo Poder Judiciário. Os princípios de Direito Desportivo são lembrados com ênfase na autonomia desportiva, prevista no art. 217 da Constituição Federal. A Legislação desportiva no Brasil foi dividida e contextualizada com momentos históricos do país em cada época.

A Justiça do Trabalho é protagonista quando se discute a relação existente entre o atleta profissional e a entidade de prática desportiva (clube), além de ter papel fundamental na manutenção da atividade do atleta, quando, por exemplo, é desafiada por lei a instaurar o Regime Centralizado de Execução, agora disciplinado na Lei n. 14.193/2021. 

Esta 5ª edição foi toda revisada em razão da entrada em vigor da nova Lei Geral do Esporte (LGE/2023) que, apesar de não ter revogado a Lei Pelé, trouxe mudanças significativas, inclusive no tocante à diversidade de espécies de relações de trabalho desportivas. Com efeito, a atividade assalariada não é mais a única forma de caracterização da profissionalização do atleta.

O contrato de trabalho é abordado em capítulo específico no qual é apresentada a dicotomia entre vínculo de emprego e vínculo desportivo. As hipóteses de suspensão do contrato de trabalho, a atividade do menor, trabalho da mulher, a cessão temporária e o seguro obrigatório são analisados nesse capítulo, que também define as cláusulas compensatória e indenizatória desportivas. A influência de outros países é uma constante nesse ramo do direito, razão pela qual é feita a análise do contrato de trabalho do atleta no direito comparado. 

O direito de imagem e o direito de arena são tratados em capítulo próprio, tendo em vista a conceituação da natureza jurídica e os exemplos práticos dessas verbas.

A responsabilidade dos dirigentes desportivos ainda é um tema pouco explorado, gerando insegurança jurídica entre os profissionais da área, em razão das decisões que são proferidas.

O meio ambiente do trabalho e os riscos inerentes à atividade do atleta também ganham destaque, acarretando o necessário debate acerca da necessidade de um sistema previdenciário específico para o atleta.

A autonomia negocial coletiva é tratada com ênfase nas decisões do Supremo Tribunal Federal, reafirmadas pela reforma trabalhista, bem como na necessidade de se repensar um modelo eficaz de solução de demandas de natureza trabalhista-desportiva.

About the author

Nascido em Petrópolis-RJ, em 05/09/1978. Advogado no Brasil e em Portugal. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Professor à contrato do Master Diritto & Sport da Universidade La Sapienza de Roma. Presidente da Comissão de Direito Desportivo do IAB. Membro fundador e titular da Cadeira n. 03 da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD-Brasil). Auditor do STJD da Liga Nacional de Basquete. Ex-Diretor Jurídico do Clube de Regatas Vasco da Gama. Ex-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF. Advoga e já advogou para os seguintes clubes: Bahia, São Paulo, Santos, Vasco, Cruzeiro, Avaí, CRB, Paraná, Chapecoense, Botafogo (RP) e Real Noroeste.

Autor de 9 livros. Coautor de 32 livros, além de ter publicado artigos jurídicos em revistas e sites especializados.

Professor de cursos de Pós-Graduação no Brasil, Itália, Portugal e Espanha. Sócio do Grêmio Literário de Lisboa. Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras (APL). Membro do Panathlon Clube de Lisboa, da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD) e da Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa.   

Desde 2010 é Membro da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho, no grau Oficial. Agraciado com a comenda da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do TRT da 24ª Região, no grau Comendador; com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT da 1ª Região, no grau Comendador e com a Medalha Ouro do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho do TRT da 15ª Região.

Sócio do escritório Corrêa da Veiga Advogados.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.